BASÍLICA MENOR DO EMBARÉ
- olavomedeirosjr
- 13 de nov. de 2019
- 1 min de leitura

As férias estão chegando, então vamos para mais uma dica de um local que você não pode deixar de visitar na cidade de Santos. Estou me referindo à Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré.
A primeira capela foi erguida em 1874 pelo Visconde do Embaré, porém, o templo que temos hoje começou a ser construído em 1930 e foi inaugurado em 1945.
Em vários textos da web, aparecem informações errôneas apontando o arquiteto Maximiliam Emil Hehl, como projetista, mas na verdade, Hehl projetou a Catedral de Santos e foi responsável pela reforma da primeira igreja do Embaré em 1911. O projeto da atual Basílica Menor do Embaré, ficou a cargo da construtora E.kemnitz & Cia.
O templo em estilo neogótico é um dos mais bonitos que já entrei no Brasil, principalmente pela iluminação do altar. A igreja é tão linda, que fico arrepiado todas as vezes que entro nela. O altar esculpido em cedro e corroba, veio do atelier de Henrique Rüdiger e as pinturas ficaram sob a responsabilidade do artista Pedro Gentili, que posteriormente, pintaria outras igrejas no interior de São Paulo. Outro destaque é o belíssimo órgão com cerca de 3800 tubos.
Caso você já conheça esta magnífica igreja, conte pra gente como foi a sensação de entrar nela. Se você não conhece, pode por na lista já
Basílica menor de Santo Antônio do Embaré Av Bartolomeu de Gusmão, 33 | Embaré | Santos Seg a sex | 07h às 20h Sáb e dom | 08h às 12h | 13h às 17h